Buscar
  • Eli Borochovicius

Sem esforços, sem recompensa


Em inglês existe um provérbio interessante: "No pain, no gain", que traduzido ao pé da letra significa sem dor, sem ganho. Este provérbio nos faz refletir sobre o quanto nos esforçamos para atingir nossos objetivos, quantitativa e qualitativamente. Em português existem provérbios semelhantes como, por exemplo, "Cada um colhe aquilo que planta".

Plantando esforços, você provavelmente colherá a desejada recompensa.

Em relação aos estudos é correto afirmar que quanto maior for a dedicação, maiores forem os esforços, maior será o desempenho?

Infelizmente não é uma boa notícia para aqueles que se "matam de estudar", já que existem outras variáveis, além do volume em horas de estudo, que juntas resultam no sucesso do aprendizado e, portanto, nas recompensas dos esforços.

É importante descobrir um método de estudo próprio que facilite a compreensão do material disponível. Alguns assimilam melhor as informações no período diurno, outros à noite; alguns isoladamente, outros em grupo; alguns em completo silêncio, outros precisam da televisão ou de uma música ao fundo; seja qual for o método, o importante é conseguir concentração. Além disso, busque informações novas nos livros, revistas, jornais e as mais atualizadas e fartas disponíveis na internet.

A educação é o principal alicerce de uma sociedade sadia, portanto nem pense em não estudar. O estudo propicia massa crítica, desenvolve a capacidade de discernimento e conseqüentemente cria um cidadão mais estruturado.

A dedicação aos estudos é imprescindível, o que de fato exige grandes esforços. Muitas vezes terá que abrir mão de compromissos com companhias muito mais agradáveis que os livros, mas se tiver os objetivos bem traçados, saberá conciliar as duas coisas. Não deixe os livros para sair com os seus amigos, mas também não deixe os amigos para ficar com os seus livros, afinal de contas, já vimos que estudar horas a fio não garante, exclusivamente, um resultado satisfatório.

Caso tenha dificuldade em se concentrar, é importante ter em mente que perseverar traz um resultado melhor que a desistência, neste caso, vale a pena tentar buscar ajuda externa.

Uma boa maneira de eliminar as dificuldades nos estudos é se reunindo com os colegas, assim, aproveite os momentos para trocarem informações e crescerem juntos. Nada de egoísmo, o importante é compartilhar boas notas e multiplicar o conhecimento.

Durante as conversas você poderá identificar se os seus colegas partilham dos mesmos objetivos que os seus: trilhar o caminho do sucesso! Se não for o caso, aproveite um outro provérbio brasileiro que funciona muito bem: "Diga-me com que andas e lhe direi quem és".


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Finanças e Crianças: tudo a ver

Muitas crianças passaram a se interessar pelo universo financeiro - mas será que estamos caminhando com a educação da forma mais adequada? As crianças recordarão do ano de 2020 pelas mais variadas mud

PUC Campinas - Campus 1 | Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516  -  Parque Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas - SP | CEP: 13087-571

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube