Buscar
  • Eli Borochovicius

Governança Corpo o que?


Governança Corporativa! Resumidamente Governança Corporativa são normas e regulamentos criados para que as empresas mostrem aos seus investidores e ao mercado como um todo a sua situação econômico-financeira de forma transparente. ​ Depois das mais famosas fraudes como as da Merck, com manipulação de receitas e custos, Wordcom, com ativação indevida de gastos, Enron, com desvios de dívidas para associadas e superestimação de lucros, Tyco, Barings Bank, Bristol-Meyers Squibb, dentre outras, foram criadas práticas de Governança Corporativa, atribuindo aos principais executivos da empresa a responsabilidade pela correta avaliação e monitoramento dos controles internos dos processos refletidos nos relatórios financeiros.

Para abrir capital na BOVESPA – Bolsa de Valores de São Paulo, a única bolsa de valores do Brasil, já que no ano 2000 foi realizada a integração das bolsas de valores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas - Espírito Santo - Brasília, Extremo Sul, Santos, Bahia - Sergipe - Alagoas, Pernambuco e Paraíba, em 2005, a Bolsa do Paraná e em 2006, a Bolsa Regional, concluindo a integração das Bolsas do Brasil, as empresas precisam passar por um rigoroso processo de análise econômico-financeiro. ​ Para a empresa é interessante abrir capital, pois consegue dinheiro a taxas muito mais baixas que as oferecidas pelos bancos.

Para o investidor, é interessante comprar ações, pois as taxas de juros estão caindo e quanto mais baixas as taxas de juros, menos atrativos ficam os investimentos de baixo risco e para tanto, mais interessantes ficam os investimentos nas empresas através das Bolsas de Valores, motivo pelo qual cada vez mais é importante a prática da Governança Corporativa. ​ Para simplificar, quem compra uma ação de uma empresa, está investindo nela e se tornando um acionista; ao extremo, um dos sócios da empresa e por esse motivo a transparência nas informações são tão necessárias.

De forma mais objetiva, Governança Corporativa é um nome mais bonito para as palavras honestidade, justiça, confiança e credibilidade visando uma aproximação do investidor com as empresas. ​ A empresa precisa do seu dinheiro para crescer e você precisa da empresa para aumentar o seu dinheiro. ​ As empresas estão procurando fazer a parte delas, agora é a sua vez de fazer a sua. Que tal procurar saber um pouco mais sobre o mercado acionário, ajudar o Brasil a crescer e ainda ter um dinheirinho extra?


0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Finanças e Crianças: tudo a ver

Muitas crianças passaram a se interessar pelo universo financeiro - mas será que estamos caminhando com a educação da forma mais adequada? As crianças recordarão do ano de 2020 pelas mais variadas mud

PUC Campinas - Campus 1 | Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516  -  Parque Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas - SP | CEP: 13087-571

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube