Buscar
  • Eli Borochovicius

Professor: vida de cão


Fim das férias escolares, início do ano letivo. Período de reencontro dos professores para o planejamento das atividades acadêmicas.

Diferentemente daquilo que pensa uma grande maioria de alunos, os professores passam horas discutindo metodologia de ensino e aprendizagem, cronograma de trabalho, material bibliográfico e plano de ensino dentre uma série de outras atividades, cada qual relacionada com a sua área.

Nestas reuniões, também são apresentadas, pela direção ou coordenação de curso, as novidades para o semestre.

Muito me chamou a atenção a preocupação que as universidades estão tendo com a redução de custos.

Parece uma loucura, mas a verdade é que tem universidade reduzindo a carga horária de professor, juntando salas de diferentes cursos, mas disciplinas comuns, inventando novas metodologias de ensino, dentre outras séries de medidas que buscam aumentar o lucro da instituição ou até mesmo permitir a sua sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

O resultado disso é uma quantidade menor de aulas para o mesmo conteúdo programático e os professores serão pior remunerados e muitas vezes terão a carga de trabalho aumentada.

Pela CBN, ouvi Max Gehringer dizer: “... os educadores constituem a categoria mais mal paga do Brasil em relação à importância do trabalho que eles executam”.

O problema que particularmente vejo é que os cortes de custos tem afetado diretamente a qualidade de ensino.

Basta ver o resultado do ENADE ou se for mais a fundo, o ranking que ocupa o nosso país em relação aos demais espalhados pelo mundo. Infelizmente o nosso modelo não é motivo de orgulho.

É uma ducha de água fria ter redução de carga-horária e conseqüente redução salarial em um país onde os políticos autorizam o seu próprio aumento de salário em mais de 50% e a carga tributária fere os nossos bolsos sem dó nem piedade.

Ser professor não dá status, não dá dinheiro e logo mais nem nos dará orgulho.


0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Finanças e Crianças: tudo a ver

Muitas crianças passaram a se interessar pelo universo financeiro - mas será que estamos caminhando com a educação da forma mais adequada? As crianças recordarão do ano de 2020 pelas mais variadas mud

PUC Campinas - Campus 1 | Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516  -  Parque Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas - SP | CEP: 13087-571

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube