Buscar
  • Eli Borochovicius

​Saúde Financeira


Ao tratar do assunto “educação financeira”, a queixa mais frequente de uma grande massa da população brasileira é a falta de capital para investimento. Todos sabem que uma administração financeira eficiente se faz com aumento de receitas, redução de gastos, ampliação do prazo de pagamento e antecipação do recebimento, mas poucos conseguem realizar estas quatro atividades básicas.

Para o profissional que trabalha dentro das normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), cuja jornada de trabalho é geralmente de oito horas diárias, o tempo é restrito para a obtenção de novas receitas. Mas é possível desenvolver diversas tarefas que permitam ao trabalhador buscar novas fontes de renda. Assim, encontrada uma atividade que se encaixe em sua rotina, basta aplicar a receita extra no mercado ou em um negócio próprio. ​

Vale destacar que as receitas provenientes do salário são chamadas de receitas ativas, e as recebidas sem a necessidade do esforço pessoal são as receitas passivas.

São exemplos de atividades adicionais: prestar serviços de entrega, monitoria, garçom, babá, limpeza, entre uma série de atividades extremamente comuns no exterior, que são incorretamente vistas como subemprego no Brasil. Afinal, é mais vergonhoso prestar serviços temporários, adquirindo renda, ou estar listado nos registros de devedores duvidosos, com a ampliação diária da dívida?

É sempre uma tarefa árdua reduzir os gastos, especialmente quando aprendemos a viver em uma zona de conforto. Mas com algumas atitudes é provável que sobre dinheiro no fim do mês. Tente, por exemplo, falar menos ao celular ou renegociar o plano atual, reduzir o pacote de canais da TV a cabo, cortar o jantar de final de semana, diminuir as extravagâncias nos supermercados, reduzir os passeios aos shoppings centers, entre uma série de outros gastos considerados supérfluos para quem não consegue gerar renda passiva.

Tudo isso pode parecer complicado, mas se não houver nenhuma movimentação em busca de redução de custos e ampliação das receitas, ficará cada vez mais difícil - e levará cada vez mais tempo - para que inicie seus investimentos.

Uma vez que você passa a comandar o destino do dinheiro, em especial daquela sobra, começa a observar o efeito positivo no fluxo de caixa com medidas simples, tal qual o parcelamento no cartão de crédito, em detrimento do pagamento à vista sem desconto. No final das contas, é aconselhável aplicar o dinheiro, ainda que a rentabilidade seja baixa, e postergar o pagamento, sempre tomando o cuidado com a credibilidade creditícia que se faz necessária.

Esforços para inibir a compulsividade pelos gastos, bem como a mudança cultural para a obtenção de novas fontes de renda são obstáculos difíceis de serem vencidos, mas não impossíveis.


0 visualização

PUC Campinas - Campus 1 | Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516  -  Parque Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas - SP | CEP: 13087-571

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube