Buscar
  • Eli Borochovicius

Perfil de Investidor


Não muito raro, quando o iniciante entra em contato com uma corretora de valores, é questionado quanto ao seu perfil de investidor: conservador, moderado, arrojado ou agressivo.

Existem alguns testes disponíveis na rede e selecionei quatro deles para verificar os resultados que seriam apresentados: Exame, Estadão, UOL e Lopes Filho.

No teste de perfil da Exame são feitas dez questões com três opções de resposta em cada pergunta e os resultados são divididos em três diferentes faixas, indicando o tipo de investimento mais adequado para cada perfil de investidor. É a única ferramenta que permite identificar os outros perfis de investidores para que seja feita uma comparação com o seu próprio perfil.

A ferramenta do Estadão também traz dez questões com três alternativas de resposta, mas após a realização do teste, apresenta apenas um perfil, sem dicas.

Já o teste do UOL, traz um texto inicial interessante sobre o dilema de gastar para a aquisição de um sonho de consumo ou poupar para o futuro. Uma questão, dentre as doze que são feitas, pede que haja uma reflexão sobre a sua filosofia de investimento e explica os perfis conservador, moderado, arrojado e agressivo em relação ao risco. Como resultado, apresenta o seu perfil de investidor com um texto curto, sempre relacionado ao risco.

A ferramenta da Lopes Filho é bem simples. São nove questões e o resultado traz um texto curto indicando o significado do perfil que lhe foi atribuído.

O que me chamou a atenção é que em nenhum dos testes são apontados os produtos financeiros mais interessantes para cada um dos perfis, ainda que considerem idade e apetite ao risco. Ambas as informações podem auxiliar na decisão de investimento já que quanto mais jovem for o sujeito, maiores são as possibilidades de recuperação do investimento em caso de perdas dos recursos alocados no mercado de renda variável.

Seria interessante que essas ferramentas ajudassem o investidor a conhecer melhor os produtos disponíveis no mercado e dessem dicas simples de investimento. Ao informar que o perfil é conservador, poderia sugerir, por exemplo, que determinada porcentagem do valor poupado no ano fosse alocada em produtos como CDB, Títulos do Governo e Fundos de Renda Fixa, uma parte dos recursos fosse destinada à Previdência Privada e a diferença voltada a produtos de maior risco, mas com possibilidades de ganhos maiores em longo prazo, como Ações e Debêntures.

A ferramenta poderia ser ainda mais interessante se o interessado pudesse informar a sua renda, disponibilidade de investimento e seus objetivos para receber uma distribuição hipotética e sem nenhum compromisso dos valores a serem alocados nos diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado. Além disso, deveria trazer uma explicação sucinta de cada produto e onde adquirir, convidando o interessado em conhecer mais sobre o mercado monetário e de capitais.

Dos testes realizados, dois informaram que o meu perfil é arrojado, um deles moderado e um trouxe como resultado um perfil conservador. Essa diversidade de resultados demonstra a complexidade que existe em traçar um perfil de investidor, especialmente pelo fato dos testes serem padronizados, assim, não devem, em nenhuma hipótese, servir como balizadores para as tomadas de decisões na alocação de recursos financeiros sem que haja um estudo mais aprofundado dos desejos, necessidades e objetivos circunstanciais individualizados.


5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O seu bolso está preparado para o Dia do Cliente?

Datas comemorativas servem para marcar momentos importantes, mas também são bem aproveitadas pelas empresas para a alavancagem das vendas. Parece que esta geração de brasileiros cursando o Ensino Fund

Erros no currículo são aceitáveis?

Presidente, ministros, governador, cientista e uma diversidade de profissionais têm em comum a apresentação de erros no currículo. A ex-presidente do Brasil havia informado que era mestra e doutora pe

5 erros comuns na administração do dinheiro

Administrar o dinheiro parece ser uma tarefa fácil - até o momento em que as pessoas precisam gerenciar o fluxo de caixa e percebem que as variações de receitas, preços, taxas, câmbio e inflação não e

PUC Campinas - Campus 1 | Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516  -  Parque Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas - SP | CEP: 13087-571

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube