Buscar
  • Eli Borochovicius

Se não chover, posso perder meu emprego.


Que relação existe entre a chuva como um fenômeno meteorológico e a empregabilidade como uma questão socioeconômica?

Choveu pouco, assim, os reservatórios de água do sistema Cantareira e do Alto Tietê estão com volume muito baixo, não conseguindo suprir a necessidade das famílias e empresas, a exemplo das indústrias que utilizam a água como um insumo essencial no processo produtivo.

Se a indústria precisa da água para produzir e ela não está disponível, a linha de produção fica prejudicada e o volume de unidades produzidas, por consequência, é menor. Para que resultados financeiros positivos sejam alcançados, considerando essa limitação, seria necessário o aumento de preço ou a redução de custos e despesas.

Aumentar o preço dos produtos não parece ser uma solução viável já que a inflação está crescente e o nível de endividamento da população chegou a um patamar que vem inibindo o consumo, portanto, para salvar o caixa, resta a redução de custos e despesas.

A folha salarial é geralmente o item mais oneroso para uma empresa, especialmente quando a produção se encontra, neste período, deficitária, motivo pelo qual o emprego do trabalhador corre risco. Para reduzir custos, as empresas são obrigadas a demitir os funcionários que estão ociosos.

O Brasil produz energia majoritariamente por meio de usinas hidrelétricas, portanto, as alternativas como as energias termelétrica, eólica, solar e nuclear são escassas e mais caras. Seria interessante um maior investimento nas energias alternativas por parte do governo.

O Brasil tem condições de ampliar a geração de energia solar, mais limpa. O país tem potencial para a produção de energia eólica dado que os ventos em algumas regiões favorecem a instalação de parques eólicos, a exemplo daqueles que já existem no Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul. Essas opções, no entanto, seriam viáveis somente em longo prazo. A energia termelétrica funciona por meio da combustão de materiais como carvão, lenha, gás natural, petróleo e o bagaço da cana, que podem ser apresentados, em médio prazo, como solução de oferta.

Além das medidas governamentais, é importante compreender que cada brasileiro pode ajudar a diminuir o risco da falta de água e salvar o emprego de muitos trabalhadores. Algumas opções a serem seguidas são: consumir água com responsabilidade, evitando o desperdício desnecessário como banhos demorados, lavagem de carros e calçadas, bem como juntar louças e roupas para a lavagem. É possível utilizar a energia de forma consciente, desligando os aparelhos eletrônicos das tomadas e lembrando-se de desligar as luzes e o aparelho televisor ao deixar os ambientes. É possível, também, investir no aquecimento solar nas casas visando diminuir o consumo de eletricidade e trocar as lâmpadas incandescentes por eletrônicas ou de LED.

Se houver empenho da população, é possível que o impacto da redução dos postos de trabalho em função da falta de chuvas seja minimizado.


0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

O seu bolso está preparado para o Dia do Cliente?

Datas comemorativas servem para marcar momentos importantes, mas também são bem aproveitadas pelas empresas para a alavancagem das vendas. Parece que esta geração de brasileiros cursando o Ensino Fund

Erros no currículo são aceitáveis?

Presidente, ministros, governador, cientista e uma diversidade de profissionais têm em comum a apresentação de erros no currículo. A ex-presidente do Brasil havia informado que era mestra e doutora pe

5 erros comuns na administração do dinheiro

Administrar o dinheiro parece ser uma tarefa fácil - até o momento em que as pessoas precisam gerenciar o fluxo de caixa e percebem que as variações de receitas, preços, taxas, câmbio e inflação não e

PUC Campinas - Campus 1 | Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516  -  Parque Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas - SP | CEP: 13087-571

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube