• Professor Boro

Se não chover, posso perder meu emprego.


Que relação existe entre a chuva como um fenômeno meteorológico e a empregabilidade como uma questão socioeconômica?

Choveu pouco, assim, os reservatórios de água do sistema Cantareira e do Alto Tietê estão com volume muito baixo, não conseguindo suprir a necessidade das famílias e empresas, a exemplo das indústrias que utilizam a água como um insumo essencial no processo produtivo.

Se a indústria precisa da água para produzir e ela não está disponível, a linha de produção fica prejudicada e o volume de unidades produzidas, por consequência, é menor. Para que resultados financeiros positivos sejam alcançados, considerando essa limitação, seria necessário o aumento de preço ou a redução de custos e despesas.

Aumentar o preço dos produtos não parece ser uma solução viável já que a inflação está crescente e o nível de endividamento da população chegou a um patamar que vem inibindo o consumo, portanto, para salvar o caixa, resta a redução de custos e despesas.

A folha salarial é geralmente o item mais oneroso para uma empresa, especialmente quando a produção se encontra, neste período, deficitária, motivo pelo qual o emprego do trabalhador corre risco. Para reduzir custos, as empresas são obrigadas a demitir os funcionários que estão ociosos.

O Brasil produz energia majoritariamente por meio de usinas hidrelétricas, portanto, as alternativas como as energias termelétrica, eólica, solar e nuclear são escassas e mais caras. Seria interessante um maior investimento nas energias alternativas por parte do governo.

O Brasil tem condições de ampliar a geração de energia solar, mais limpa. O país tem potencial para a produção de energia eólica dado que os ventos em algumas regiões favorecem a instalação de parques eólicos, a exemplo daqueles que já existem no Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul. Essas opções, no entanto, seriam viáveis somente em longo prazo. A energia termelétrica funciona por meio da combustão de materiais como carvão, lenha, gás natural, petróleo e o bagaço da cana, que podem ser apresentados, em médio prazo, como solução de oferta.

Além das medidas governamentais, é importante compreender que cada brasileiro pode ajudar a diminuir o risco da falta de água e salvar o emprego de muitos trabalhadores. Algumas opções a serem seguidas são: consumir água com responsabilidade, evitando o desperdício desnecessário como banhos demorados, lavagem de carros e calçadas, bem como juntar louças e roupas para a lavagem. É possível utilizar a energia de forma consciente, desligando os aparelhos eletrônicos das tomadas e lembrando-se de desligar as luzes e o aparelho televisor ao deixar os ambientes. É possível, também, investir no aquecimento solar nas casas visando diminuir o consumo de eletricidade e trocar as lâmpadas incandescentes por eletrônicas ou de LED.

Se houver empenho da população, é possível que o impacto da redução dos postos de trabalho em função da falta de chuvas seja minimizado.


Posts recentes

Ver tudo

Pagamento invisível

Boa experiência de compra pode ser um aliado da inadimplência na falta de Educação Financeira. Pagamento Invisível foi o nome atribuído aos sistemas de pagamento em que o consumidor não precisa utiliz