• Professor Boro

Empresário antes dos 30 (Parte 2)


Plano de carreira bem definida deixou de ser um atrativo para os jovens, que buscam flexibilidade, valorização pessoal, independência e ascensão financeira.

Como professor de finanças do curso de Administração, costumo mostrar nas primeiras aulas a importância do conteúdo conceitual da disciplina para aqueles que desejarem seguir na área financeira ou mesmo empreender. O brilho no olhar dos alunos é encantador.

Não muito raro universitários recém-formados se aventuram na criação de um negócio, depois de terem se apropriado de uma série de conhecimentos que os qualificam a elaborar um plano de negócios, contendo análise de mercado, produto e financeira.

Empreender envolve risco, organização, estratégia, visão sistêmica, dedicação, disciplina, perseverança e muita paixão. Apresentarei a seguir 3 empresas de ex-alunos que empreenderam e aceitaram contar como tudo começou.

Café com bolo | www.ocafecombolo.com.br

Em 2012 a jovem empresária realizou o sonho de ter uma cafeteria. Parece um tanto exótico, mas não para quem veio de uma família de cafeicultores.

Levar o aroma do café da roça acompanhado do delicioso sabor do bolo caseiro para paladares exigentes foi uma decisão acertada. Quando o Shopping Parque das Bandeiras iniciou o empreendimento em Campinas, a oportunidade de transformar o sonho em realidade surgiu e não foi desperdiçada.

Foram investidos 290 mil reais e para 2016 o faturamento esperado já passa da casa do milhão. A empresa emprega 20 pessoas e vem crescendo com consistência.

O diferencial? Ponto da torra do café e as deliciosas receitas de bolos caseiros.

Comércio de utilidades domésticas para cozinha

A empresa começou as operações em janeiro de 2015, quase 1 ano depois de vários estudos e pesquisas de mercado.

Os sócios investiram 150 mil reais acreditando no potencial do setor de utilidades domésticas e criaram a empresa que traz uma solução completa para os clientes que tem a cozinha como atividade profissional ou hobby, mas são exigentes com a praticidade e qualidade dos produtos.

De acordo com o principal executivo, o primeiro ano foi “a prova de fogo”. Os custos fixos eram altos, a administração do capital de giro era complexa e não havia previsibilidade de demanda.

Os conhecimentos que adquiriu na faculdade, segundo ele, foram essenciais para o crescimento da empresa. “Gerenciar um negócio sem saber para onde está indo, significa que você está perdido. Passamos a monitorar nossa operação periodicamente com diversos indicadores de saúde financeira. Passamos a gerenciar nossos ativos e passivos com muito rigor”.

Para 2016 a empresa já prevê um faturamento de 750 mil reais e muitas novidades, em fase de desenvolvimento, que criarão ainda mais valor.

DMS Organização Empresarial | www.dmsempresarial.com.br

Sem absolutamente nenhum investimento inicial, a empresa que presta serviços na área contábil nasceu em 2011 e hoje conta com duas unidades, mais de 50 clientes e fatura meio milhão de reais no ano.

Para o empreendedor, o sofrimento na contratação de empresas de consultoria contábil que apresentassem soluções reais era constante. De acordo com ele, muitas consultorias, grandes e conhecidas, estavam mais preocupadas em gastar horas de trabalho, do que em apresentar resultados.

Surpreendentemente, além de ter confessado a importância de ter estudado disciplinas como contabilidade e gestão financeira, o empresário elencou como essencial para o sucesso do seu negócio as aulas de ética.


Posts recentes

Ver tudo

Pagamento invisível

Boa experiência de compra pode ser um aliado da inadimplência na falta de Educação Financeira. Pagamento Invisível foi o nome atribuído aos sistemas de pagamento em que o consumidor não precisa utiliz