Buscar
  • Eli Borochovicius

Carreira, sucesso e felicidade.


Não sou filósofo, psicólogo, pedagogo e muito menos intelectual. Sou uma pessoa comum, humilde, sem respostas e cheio de perguntas.

No início de 2017 viralizou na internet o texto intitulado “A geração que encontrou o sucesso no pedido de demissão” de autoria de Ruth Manus, publicado em agosto de 2016.

O texto começa com histórias de amigos que deixaram empregos estáveis para a realização de sonhos. Um deles, formado em comércio exterior foi morar em um hostel, outro de multinacional largou tudo para fazer hambúrgueres, uma amiga advogada que abdicou de uma vida confortável no Brasil para viver de forma mais simples no exterior e uma executiva feliz com a demissão, tendo, enfim, encontrado tempo para surfar.

Ela sugere que seja possível aceitarmos um novo modelo de sucesso, sem desperdiçar tempo, saúde e vida com diploma e carreira, tratando, em essência, de padrões de comportamento geracional.

Foram tantos comentários e respostas sobre os comentários, que confesso não ter lido todos, mas serviram para refletir sobre carreira, sucesso e felicidade.

A carreira, no mundo dos negócios, está associada à ideia de caminho e cada um segue o seu. Automaticamente imagino Alice perdida no bosque quando encontra o mestre gato no galho de uma árvore. Ela diz que gostaria de saber que caminho tomar. Sabiamente o gato responde que depende do lugar aonde ela quer ir.

Isso me faz acreditar que a transformação profissional tem uma relação direta com as escolhas de cada um e especialmente sobre as mudanças dos objetivos pessoais. Tudo o que já foi trilhado, no entanto, pode ser aproveitado. O que foi aprendido não é perdido. É ingênuo imaginar que seja desperdício gastar tempo, saúde e vida com diploma e carreira.

Sucesso é o oposto de fracasso. Quem atinge seus objetivos, levando o tempo que for, alcança o sucesso. O sucesso está intimamente ligado com o cumprimento de meta e não com o caminho seguido. Trilhar uma carreira de sucesso é encontrar o melhor caminho para atingir os objetivos propostos.

Sempre que penso em felicidade, acabo me lembrando das palavras do professor Clóvis de Barros Filho, que dispensa apresentação. Ele diz: “A felicidade é um instante de vida que vale por si só. A vida é boa quando você torce para ela não acabar”.

A felicidade pode ser encontrada nas pequenas coisas, mas estamos tão focados em conquistar cada vez mais espaço na sociedade, que não nos damos conta. Crianças estudam tanto que não têm tempo para brincar. Jovens estudam e trabalham tanto que não têm tempo para novas descobertas. Pais trabalham tanto que não têm tempo para acompanhar o crescimento dos filhos. Gastamos tanto tempo em busca de uma felicidade futura que talvez sejamos incapazes de enxergá-la no presente.

Quem alcança o sucesso é necessariamente feliz? Já ouvi muita gente de sucesso dizer: eu era feliz e não sabia.

Não tenho a intenção de responder a qualquer pergunta, assim como não me sinto preparado para dialogar com a filosofia ou discutir as complexidades do pensamento humano, mas tenho a nítida sensação de que as pessoas estão mais preocupadas em agradar o outro do que pensar em si mesmas.

Talvez, quando amadurecem e se dão conta disso, é que descobrem a carreira que leva ao sucesso e o sucesso que leva à felicidade.

Faça as escolhas certas, que te leve por um caminho ou carreira em direção aos seus objetivos pessoais, alcance-os, tenha sucesso e seja feliz.


38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O seu bolso está preparado para o Dia do Cliente?

Datas comemorativas servem para marcar momentos importantes, mas também são bem aproveitadas pelas empresas para a alavancagem das vendas. Parece que esta geração de brasileiros cursando o Ensino Fund

Erros no currículo são aceitáveis?

Presidente, ministros, governador, cientista e uma diversidade de profissionais têm em comum a apresentação de erros no currículo. A ex-presidente do Brasil havia informado que era mestra e doutora pe

5 erros comuns na administração do dinheiro

Administrar o dinheiro parece ser uma tarefa fácil - até o momento em que as pessoas precisam gerenciar o fluxo de caixa e percebem que as variações de receitas, preços, taxas, câmbio e inflação não e

PUC Campinas - Campus 1 | Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516  -  Parque Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas - SP | CEP: 13087-571

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube